ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades Venda Nova do Imigrante
    Ifes de Venda Nova recebe produtores rurais em palestras sobre leite e café O evento foi realizado na semana passada no auditório do Campus Venda Nova
    (Foto: Divulgação/Ifes)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    24 de Outubro de 2016 às 15h01

    Produtores rurais da região de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Estado, participaram na última semana de uma palestra sobre  as experiências argentinas na produção de leite; e sobre a utilização dos recursos hídricos na produção cafeeira da Colômbia.

    Os eventos fizeram parte da programação da XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e aconteceram no auditório do Campus Venda Nova.

    Os produtores foram recebidos pelo diretor-geral do campus, Aloísio Carnielli, que manifestou satisfação em recebê-los. “Estou muito feliz em possibilitar esse intercâmbio internacional sobre assuntos tão importantes para a nossa região. Em eventos como esse, quem ganha é a sociedade, que tem o conhecimento multiplicado”, comentou.

    Na terça-feira (18), as pesquisadoras argentinas Maria Cecilia Ana Conci e Estefania Jornet, da Universidade Nacional Villa Maria (UNVM), falaram sobre as características do setor lácteo de Villa Maria e Córdoba, a grande zona leiteira do país; e também sobre a criação de um suplemento alimentar para bovinos, muito utilizado pelos produtores argentinos em períodos de seca ou de enchente.

    No quarta-feira (19) o pesquisador colombiano Carlos Eugenio Oliveros Tascón, do Centro Nacional de Investigaciones de Café (Cenicafé), apresentou as soluções tecnológicas desenvolvidas por sua instituição para economia de água e tratamento da água de resíduo no processo de lavagem do café.

    O produtor José Anilton Dias, de Afonso Cláudio, ressaltou a importância do entrosamento de culturas. “É muito bom participar de palestras como essa, nós abrimos as janelas para novas experiências”.




    Fonte: Ifes/Rádio Conexão ES

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.