ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades Venda Nova do Imigrante
    Governador visita obras do Programa Caminhos do Campo em Venda Nova Com 12 quilômetros de extensão, a estrada que liga o distrito de Caxixe à Forno Grande tem um investimento de R$ 9,28 milhões
    (Foto: Assessoria de comunicação/Seag-ES)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    14 de Novembro de 2016 às 14h04

    Na manhã desta segunda-feira (14), o Governador Paulo Hartung, visitou as obras do ‘Caminhos do campo’, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, em Venda Nova do Imigrante.

    Com 12 quilômetros de extensão, a estrada que liga o distrito de Caxixe à Forno Grande tem um investimento de R$ 9,28 milhões do Programa Caminhos do Campo, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Além destas duas comunidades que dão nome à estrada, ela também beneficiará a comunidade de Braço Sul e Santa Terezinha, que representam juntas uma população de três mil pessoas.

     Aguilar dos Santos Garcia é produtor rural de olerícolas e mora na comunidade de Forno Grande, em Venda Nova do Imigrante desde quando nasceu. Aos 64 anos, tem presenciado próximo à sua casa as obras de pavimentação do trecho que liga a Comunidade de Caxixe ao Parque do Forno Grande no município.

    “Essa estrada está muito melhor, não porque tem asfalto agora, mas porque era tão pequena que nem dava para um carro passar direito. Agora está mais larga, mais fácil para nós sairmos”, disse.

    O governador Paulo Hartung destacou que a região possuí traços naturais únicos e, além de potencial agropecuário e diversos tipos de turismo. "É uma região belíssima de nosso Estado que  tem um potencial para receber turistas. A estrada será uma ferramenta para conectar a região com as diversas possibilidades de desenvolvimento", comentou.

    O secretário de Estado da Agricultura explicou que a região é rica em produções de morango, olerícolas, café e leite, todas de base familiar e frisou a importância da estrada para atender aos produtores. “Essa obra irá melhorar as condições para o escoamento do que é produzido nessas comunidades. É um pedido antigo da comunidade que está sendo atendido. Esperamos que essa estrada também se consolide como uma rota turística e que isso gere oportunidades de agronegócios para os produtores familiares” explicou. A expectativa é que ela fique pronta no iníciodo ano que vem.

    Além de inspecionar as obras da estrada, o governador aproveitou a presença na região para visitar produtores rurais. A primeira parada foi no galpão de beneficiamento da Plantec que trata, em média, quatro mil caixas por dia. "A melhoria da estrada é boa porque evita desperdício e ganha competitividade. É uma ação do Governo que vai ajudar na locomoção dos moradores e transporte de mercadoria dos produtores", explica o produtor Vanderlei Cesconetti (Camisa verde).

    Em seguida, o governador Paulo Hartung esteve na sede da Peterfrut onde conheceu as técnicas de armazenagem e distribuição de produtos agrícolas, entre eles, o morango. “Nós temos mais de 1000 produtores integrados à empresa. Nós fornecemos a eles assistência técnica, os insumos e eles com a mão-de-obra, com a terra, e fornecem os produtos para nós no preço em que o mercado opera. Com todas as unidades do país chegamos a operar cerca de 10 mil toneladas de morango por ano”, conta o diretor da empresa Aguilar Peter.

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.