ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades Venda Nova do Imigrante
    Cerca de 2,8 milhões de litros de esgoto são tratados pela Cesan em Venda Nova A nova Estação de Tratamento foi inaugurada no último sábado (29). A ETE vai beneficiar 14 mil moradores
    (Foto: Leonardo Duarte/ Secom-ES)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    31 de Outubro de 2016 às 08h10
    A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Venda Nova do Imigrante foi inaugurada namanhã do último sábado (29), com a presença do governador Paulo Hartung e do presidente da Cesan, Pablo Andreão.  O investimento contribui com a despoluição do Rio São João de Viçosa, que integra a bacia do Rio Itapemirim.
     
    O investimento na ETE da Cesan em Venda Nova do Imigrante foi de mais de R$ 4 milhões, beneficia aproximadamente 14 mil moradores e tem capacidade para tratar 33 litros por segundo. Aproximadamente, 2,8 milhões de litros de esgotos por dia deixam de ser lançados no meio ambiente sem tratamento, contribuindo para a saúde da população e dos mananciais.
     
    Durante a solenidade de inauguração, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância da estação de tratamento e destacou a necessidade do país pautar o saneamento básico como prioridade. "Essa inauguração é muito importante. Sempre que posso visito nossas obras de saneamento  para conversar com a sociedade. O país é muito atrasado neste assunto e precisamos avançar. Quando investimos em saneamento básico, estamos economizando em custeio de remédios, além de atendimentos e internações nos hospitais", ponderou o governador.
     
    Hartung lamentou o fato da sociedade não reconhecer os investimentos em saneamento básico. "Esse tipo de investimento que estamos entregando hoje, infelizmente, não voto. Porém é importante deixar claro que não voto, mas saúde e qualidade de vida para a sociedade. Quem  pensa em voto não se elege e, quando se elege, passa em branco na história. Enquanto gestor público, precisamos fazer o que é necessário", alertou Hartung.    
     
    O presidente da Cesan parabenizou o município por ter o melhor índice de tratamento de esgoto dentre os que a Companhia atende. “Venda Nova é um dos poucos municípios onde toda a população que possui rede de coleta com seu imóvel ligado à essa rede e tratando o esgoto. Isso significa aumentar o volume de água com boa qualidade nos rios”, afirmou. 
     
    Andreão ressaltou ainda que não se pode pensar em um país sem desenvolvimento sustentável e que este passa pelo saneamento. “Tratar esgoto significa aumentar a produtividade, aumentar a frequência na escola, diminuir gastos com saúde pública e despoluir o meio ambiente”.
     
    Em Venda Nova do Imigrante, 76,1% dos habitantes da zona urbana contam com serviço de coleta e tratamento de esgoto oferecido pela Cesan. O município é considerado um exemplo de engajamento da população na despoluição dos mananciais, pois em todos os locais onde o sistema de esgotamento sanitário está disponível, os proprietários fizeram a ligação dos seus imóveis às redes da Cesan, evitando assim que os esgotos sejam lançados sem tratamento no ambiente.
     
    Também presente no evento, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Rui Carnelli, lembrou que o Espírito Santo é um dos poucos estados da federação que possui planejamento para promover o saneamento. “São obras difíceis de serem executadas, mas que no nosso estado não deixamos de fazer e para além disso, temos um plano de execução. Não tenho dúvidas de que até 2025 o Espírito Santo será o melhor do país em qualidade do saneamento”, afirmou.
     
    A diretoria da Cesan participou da solenidade com a presença da diretora de Operação, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente e o diretor Administrativo, respectivamente, Sandra Sily, Amadeu Wetler e José Eduardo Pereira, além de prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais, e lideranças locais.
     
     
    Demais inaugurações
     
    Após a solenidade de inauguração da Estação de Tratamento e Esgoto, o governador Paulo Hartung foi ao distrito São João de Viçosa, ainda em Venda Nova do Imigrante, e participou da solenidade de inauguração da ciclovia, calçamento, pavimentação asfáltica e recapeamento da Avenida Nicolau Falqueto. Na oportunidade, também foi inaugurada uma nova Praça Saudável no distrito.
     
    O prefeito Dalton Perin explicou que as obras do município foram planejadas para atender a vocação econômica do distrito. De acordo com Dalton, as obras são estratégicas com impactos na área social e logística. "As intervenções estão interligadas dando mais qualidade de vida e segurança para a comunidade, que poderá acessar o Centro do município sem acessar a BR", comentou.
     




    Fonte: Cesan ES
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.