ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Vargem Alta
    Paróquias de Vargem Alta cancelam missas, celebrações e demais atividades As paróquias seguem orientação da Diocese de Cachoeiro
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Conexão ES
    21 de Março de 2020 às 12h05
    (Atualizada) 21 de Março de 2020 às 12h06

    Diante da pandemia de coronavírus, a Paróquia São João Batista de Jaciguá e a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, ambas do município de Vargem Alta emitiram comunicados que em cumprimento a orientações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estão suspensas missas, celebrações e outras atividades.

    Paróquia São João batista:

    Foto: Divulgação



    Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe:

    Em tempo de Covid – 19 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso.
    No tempo difícil que estamos a viver, devido à pandemia de Covid – 19, considerando o caso de impedimento para celebrar a liturgia comunitariamente na igreja e próximo às festividades pascais ficou definido, com pesar, o seguinte decreto:

    1. De acordo com o que determina o cânon 1248 & 2, por uma grave causa, a saber, essa situação de pandemia de Covid – 19, e o que tem orientado e praticado Sua Santidade, o Papa Francisco, os fiéis podem cumprir o preceito da participação dominical e demais dias de preceito, através da dedicação à oração por tempo conveniente em suas casas, ou por meio do acompanhamento das missas transmitidas pelas rádios, televisões e redes sociais de inspiração católica, fazendo sua comunhão espiritual.

    2. Reforço, a partir do que já orientou a CNBB, que sejam evitadas visitas a idosos e doentes, a fim de preservar a integridade de sua saúde, mas com o cuidado de que não se sintam abandonados. Sugiro que o MEDSC, via telefone, mantenha contato com o idoso e o doente para ele se sentir acolhido,
    manifestando-lhe a força de Deus e o cuidado de Maria.

    3. Reforço: as reuniões pastorais, de movimentos, as formações e demais eventos eclesiais, sejam eles diocesanos, regionais, paroquiais ou comunitários, foram adiados por tempo indeterminado.

    4. Por enquanto, a partir de hoje, as celebrações da eucaristia e da palavra estão suspensas em toda a paróquia. Durante este período, o pároco celebrará a Missa sem o povo, como orientado pela congregação para o culto divino. No momento em que aconteceria a celebração na comunidade eclesial de base onde você participa, peço-lhe, una-se em oração em suas respectivas casas. Cuide-se para que o domingo não fique ocioso e passe sem, pelo menos, participar de maneira integral e com postura da celebração eucarística transmitida pelo rádio, televisão e redes sociais.

    5. O TRÍDUO PASCAL não será celebrado em nenhuma CEB’s, mas só pelo Pároco sem a participação do povo. Oriente os fiéis a ficarem atentos à hora de cada celebração para unirem-se em oração (Domingo de Ramos – 8h, Quinta-Feira Santa 19h, Sexta-Feira da Paixão 15h, Vigília 19h e Domingo de Páscoa 9h).

    OBS: PARA O TRÍDUO PASCAL, O PÁROCO ELABORARÁ FORMAS DE ORAÇÃO PARA AUXILIAR OS FIÉIS EM SUAS CASAS.

    6. As confissões comunitárias, assim como a procissão do encontro, não acontecerão.

    7. Organizar, pelo menos uma vez por semana, a limpeza das Igrejas. Respeitando o distanciamento entre as pessoas que por ventura irão fazê-la. Lembrando que esta tarefa não seja realizada por idosos.

    8. O MESC, com sua opa, com certa frequência, vá a Igreja e verifique que estado estão as hóstias consagradas, mas sem fazer uso delas.

    Estas orientações são válidas por tempo indeterminado e foram dadas pela congregação para o Culto

    Divino e a Disciplina dos Sacramentos, pelo Administrador Diocesano, padre Walter Luiz Barbiero Altoé e o Chanceler, Pe. Bruno Sá Rangel.

    O CPC não tem autoridade para decidir outra coisa que não esteja neste decreto. Qualquer dúvida, comunicar com as secretárias.

    Atentos ao chamado feito pela campanha da fraternidade, que o compromisso e o cuidado com a vida sejam nossa resposta ao dom da existência dado por Deus.

    Vargem Alta, 21 de março de 2020.

    Pe. Giovanni Geraldo Quites – Pároco.


    CANCELAMENTO:


    Paz e bem!

    Salve Maria!

    Comunico o cancelamento da Santa Missa.

    Dia 21 de Março em Vila Maria – CEB’s Santa Maria Mãe de Deus.

    Dia 22 de Março em Pombal – CEB’s Santa Luzia; no Parque de Exposição – São

    Francisco e em Vargem Alta – Imaculada Conceição às 8h e 19h.

    As missas marcadas na semana do dia 24 a 29 de março também estão canceladas.

    O calendário de missa de abril ficou pronto, mas não será divulgado.

    Reforçando que nem as celebrações da palavra deverão acontecer.

    Nos unamos em oração para que Deus, em São Miguel Arcanjo, aplaque na sua infinita

    misericórdia esta pandemia.

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,

    Para sempre seja louvado.

    Vargem Alta, 21 de março de 2020.

    Pe. Giovanni Geraldo Quites – pároco.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.