Vice-governadora fala sobre visibilidade e promoção do trabalho da mulher no campo - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Vice-governadora fala sobre visibilidade e promoção do trabalho da mulher no campo Antes vistas meramente como ajudantes, as trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas do processo produtivo de alimentos e outras atividades relacionadas à geração de renda e desenvolvimento econômico social de suas localidades
    (Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria)
    Autor: Conexão ES
    07 de Outubro de 2019 às 08h26
    A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, participou, na manhã do último sábado (05), dos Seminários Temáticos da Agricultura Familiar Capixaba. O evento, que é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), aconteceu em Vitória.

    O objetivo do encontro foi dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela mulher no campo. Antes vistas meramente como ajudantes, as trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas do processo produtivo de alimentos e outras atividades relacionadas à geração de renda e desenvolvimento econômico social de suas localidades.

    Jaqueline Moraes participou do painel “As Mulheres e a Organização do Processo Produtivo do Campo” e ministrou a palestra de abertura do evento.  “Nós temos que conhecer a nossa história enquanto mulheres, mas sempre precisamos olhar pra frente, para nossas conquistas, para esse momento que estamos vivendo, em que as mulheres estão dialogando mais com a sociedade e ocupando mais lugares de fala”, afirmou.

    A vice-governadora defendeu ainda que a sociedade precisa ser justa, igualitária e respeitosa. Para alcançar isso, destacou, se faz necessário o equilíbrio. “Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que em muitos lugares as mulheres ainda são invisíveis, subjugadas e consideradas somente reprodutoras”, ponderou.

    Ao se dirigir aos homens presentes, Jaqueline Moraes apontou o envolvimento masculino como algo a ser despertado. “Nós não podemos dividir! O que queremos é união, queremos os homens envolvidos com a nossa causa. Assim como o governador Renato Casagrande fez. Trouxe uma mulher para ser vice-governadora e assim dar visibilidade às mulheres, o equilíbrio entre homens e mulheres”.

    Jaqueline Moraes também falou para a juventude, lembrando que os mais jovens se mostram cada vez mais confortáveis em relação a esse equilíbrio. “Eles estão indo para as faculdades, para as universidades e isso já está sendo trabalhado na sala de aula. As mulheres já ocupam as cadeiras das faculdades com mais força. Isso vem causando mais inclusão. Vamos apostar e investir cada vez mais nesta representatividade contando com o apoio dos nossos parceiros”, disse.

    Representando a Fetaes, estiveram na palestra o presidente da Federação, Julius Cezar Mendel; o secretário de Políticas Agrícolas, José Isidoro; e a secretária de Mulheres, Augusta Buffulo. Também participaram o diretor de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juracy Moreira Souto; e a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Juliane Barroso.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.