Investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia vão beneficiar cafeicultores - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia vão beneficiar cafeicultores Serão contempladas, nesta etapa, seis Fazendas Experimentais do Incaper onde são desenvolvidos experimentos relacionados à cafeicultura
    (Foto: Divulgação/Governo ES)
    Autor: Conexão ES
    12 de Julho de 2019 às 07h50

    A cafeicultura capixaba ganha mais um reforço. Foram reiniciados os serviços de manutenção da infraestrutura de apoio à pesquisa e à transferência de tecnologia em unidades do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

    Serão contempladas, nesta etapa, seis Fazendas Experimentais do Incaper onde são desenvolvidos experimentos relacionados à cafeicultura: Sooretama, Linhares, Marilândia, Mendes da Fonseca, Bananal do Norte e Venda Nova do Imigrante.

    Secadores, terreiros, estufas, viveiros e outras estruturas de colheita e pós-colheita receberão manutenção. Os serviços melhoram as condições das estruturas já existentes nestas unidades, contribuindo com o desenvolvimento das pesquisas científicas e, consequentemente, melhorando ainda mais a entrega das tecnologias aos agricultores familiares do Espírito Santo.

    Os recursos são oriundos de três convênios firmados pelo Incaper com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    Os serviços de manutenção da infraestrutura começam pela Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, onde são executados sete experimentos de projetos que integram o convênio Embrapa Café 2013, além de ações previstas nos convênios Embrapa - Transferência de Tecnologia e MDA Inovação. Segundo os gestores dos convênios, esta foi uma forma de otimizar a aplicação dos recursos, tendo em vista que o contrato com o MDA Inovação termina no dia 31 de julho.

    Ao longo do segundo semestre, as novas ordens de serviço para o início da manutenção nas outras Fazendas Experimentais do Incaper serão emitidas conforme a finalização dos processos de contratação das empresas que executam os trabalhos,

    Outras unidades

    Recentemente, os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui e Alegre foram contemplados com serviços de manutenção da infraestrutura. Oportunamente, outras unidades do Incaper também serão beneficiadas.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.