ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Idaf alerta para últimos dias da campanha de vacinação contra febre aftosa Nesta primeira etapa são vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade
    (Foto: Divulgação/)
    Autor: Conexão ES
    24 de Junho de 2020 às 07h31

    A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 10 de maio e segue até o dia 30 de junho. Até o início desta semana, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), cerca de 575 mil animais foram vacinados, o que representa um total de 81% do rebanho com idade vacinal.

    Ainda de acordo com o Instituto restam cerca de 130 mil animais que ainda não foram vacinados e o produtor precisa ficar atento para os últimos dias de vacinação. Nesta primeira etapa são vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.

    De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Idaf, Porto Júnior, os produtores rurais não podem permitir o aumento do número de municípios com vacinação do rebanho inferior a 90%.

    "É de interesse de toda a categoria a manutenção de altos índices vacinais, como de costume em nosso Estado e, nessa reta final do prazo de vacinação, é fundamental que sejam alertados aqueles que deixam para os últimos dias, evitando assim a falta de vacina na revenda de sua preferência, e o prejuízo ao produtor pelo descumprimento da norma legal, bem como prejuízos à defesa sanitária Estadual pelo não alcance das metas necessárias", disse o médico veterinário.

    Para evitar o risco de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19), a comprovação da vacinação ou a atualização cadastral de animais com idade superior a 24 meses deverá ser realizada, preferencialmente, de forma on-line pelo produtor rural. Dessa forma, ele poderá realizar a comprovação de sua residência, de acordo com as orientações das organizações da saúde que determinam o afastamento social como a forma mais eficaz de combater o contágio pelo vírus. 

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.