Cachoeiro terá dia de vacinação seletiva contra sarampo - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Cachoeiro terá dia de vacinação seletiva contra sarampo O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até 29 anos recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Conexão ES
    16 de Agosto de 2019 às 08h03
    A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, neste mês, ação especial de vacinação contra o sarampo em Cachoeiro de Itapemirim.

    Será no dia 24 de agosto, das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu – avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio, em frente à igreja Consolação – e em mais 28 unidades básicas de saúde (UBS) na cidade e no interior.

    A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, esclarece que, desta vez, não se trata de campanha, mas, sim, de vacinação seletiva, voltada apenas para a população que se enquadra na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 1 a 49 anos de idade.

    “A vacinação contra o sarampo é uma rotina em todas as nossas unidades. Portanto, quem estiver com o cartão de vacina em dia não precisa receber a dose. O que estamos fazendo é facilitar ao máximo o acesso ao imunizante, para que todos fiquem protegidos do vírus, que já infectou uma pessoa no Espírito Santo”, ressalta.

    O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até 29 anos recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única.

    A vacina está sempre disponível no Centro Municipal de Saúde e nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. É preciso apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento pode ser agendado pelo site www.agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

    Vacinação segue de 26 a 30 de agosto, com horário estendido
    Para intensificar a ação, a Semus fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oportunizar o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido no dia 24. 

    Sarampo

    O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.
    Confira os locais de vacinação:
    Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
    UBS de Soturno
    UBS de Novo Parque
    UBS de Córrego dos Monos
    UBS de Pacotuba
    UBS de Burarama
    UBS de União 
    UBS de Village da Luz
    UBS de Zumbi
    UBS de Coramara
    UBS de Nossa Senhora Aparecida
    UBS de Paraíso 
    UBS de Amaral
    UBS de São Luiz Gonzaga
    UBS de Aquidabã
    UBS de Conduru
    UBS de BNH de Baixo
    UBS de Abelardo Machado
    UBS de Aeroporto 
    UBS de Jardim Itapemirim
    UBS de Gilson Carone
    UBS de São Vicente
    UBS de Nossa Senhora da Penha
    UBS de Agostinho Simonato
    UBS de Coutinho
    UBS de Otto Marins
    UBS de Amaral
    UBS de Itaoca
    UBS de Vila Rica
    UBS de Valão
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.