ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Conscientização sobre uso obrigatório de máscara continua em Cachoeiro Agentes de combate a endemias realizam a ação na região central
    (Foto: Márcia Leal/PMCI)
    Autor: Conexão ES
    19 de Maio de 2021 às 05h26

    Mais uma ação de conscientização sobre o uso obrigatório de máscara contra o coronavírus em áreas públicas de Cachoeiro foi feita por agentes de combate a endemias, nesta terça-feira (18).

    Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em 24 locais da área central cidade, como a Praça Jerônimo Monteiro, pontos de ônibus, vias do bairro Guandu e próximo à Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, no Santo Antônio.

    Os profissionais abordam, principalmente, pessoas que andam sem máscara nas ruas. Os pedestres são questionados sobre seus conhecimentos a respeito da obrigatoriedade do uso do item de proteção, incluindo o início da aplicação de multa para quem não a utilizar a partir de 1º de junho.

    Iniciada na semana passada, a ação já abordou cerca de 2 mil pessoas sem máscara na região central da cidade. Durante a atividade, o agente preenche um formulário, informando o quantitativo de pessoas que estão sem máscara, quantidade de pessoas cientes das regras e número de pessoas que passaram a utilizar ou não a máscara após a abordagem.

    Nesta quinta-feira (27), os agentes voltam às ruas do Centro para nova ação. “É importante a conscientização da população porque a utilização da máscara protege as pessoas ao seu redor, amigos e familiares. Precisamos ajudar a proteger o próximo e viver em uma sociedade consciente para acabar com essa pandemia”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

    Ações lúdicas

    O trabalho de conscientização sobre o uso de máscara nas ruas de Cachoeiro também tem uma frente lúdica, feita com a participação de artistas da cidade, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). Nesta semana, essas ações ocorrerão nesta quarta (19) e na sexta-feira (21), pela manhã.

    Multa

    O uso de máscara de proteção em ambientes públicos e privados acessíveis ao público é obrigatório desde o primeiro semestre de 2020, como forma de combate ao novo coronavírus. No dia 30 de abril, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou o decreto nº 30.534, que prevê multa para quem não fizer uso de máscara – reforçando, assim, a necessidade de utilização desse item pela população. Foram estabelecidos 30 dias para a conscientização, antes que a regra entre em vigor.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.