ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Projeto em Rio Novo do Sul cria delivery de livros para incentivar a leitura durante a pandemia Os objetivos são o incentivo à leitura e a promoção de informação ambiental, especialmente de conhecimentos voltados à conservação do Frade e a Freira e seu entorno
    (Foto: Divulgação/Iema)
    Autor: Conexão ES
    21 de Outubro de 2020 às 14h02
    (Atualizada) 21 de Outubro de 2020 às 14h05

    Para incentivar a leitura durante o período de distanciamento social, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o projeto Biblioteca Itinerante, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) começou a oferecer uma nova modalidade de empréstimos: o delivery de livros. A ação tem o objetivo de dar continuidade ao projeto que já é realizado há dois anos com os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Cachoeirinha, localizada no entorno da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural O Frade e a Freira (Monaff), na zona rural de Rio Novo do Sul.

    O projeto Biblioteca Itinerante, ativo no Monaff desde 2018, dispõe de uma estante itinerante que abarca cerca de 50 livros de literatura infantil. Essa estante fica na escola por 30 dias e conta com uma programação lúdica e entrega de materiais para os alunos. Os objetivos são o incentivo à leitura e a promoção de informação ambiental, especialmente de conhecimentos voltados à conservação do Frade e a Freira e seu entorno.

    Com a escola sem funcionar devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os servidores da UC estão levando os livros nas casas dos alunos. “A ideia do delivery surgiu como uma alternativa para manter o projeto em andamento e para fomentar a leitura durante os dias em casa”, conta a técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do Instituto, Janine Marta Scandiani.

    O projeto é promovido pelo Iema, por meio do Monaff, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Novo do Sul. “A parceria junto à Secretaria de Educação do município foi fundamental para o sucesso da atividade. Ações como essa ajudam na sensibilização dos moradores do entorno quanto à proteção do Monaff, além de integrar a UC com a comunidade escolar, mesmo em tempos tão difíceis como esse que estamos passando frente à pandemia”, ressalta Janine Scandiani. 

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.