ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Procon vai às escolas ensinar direito do consumidor Alunos de quatro unidades da rede municipal estão sendo orientados, inicialmente
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    02 de Julho de 2015 às 08h05
    (Atualizada) 02 de Julho de 2015 às 08h18
    A formação de consumidores conscientes, capazes de refletir de maneira crítica sobre o consumo de bens e serviços, é o objetivo do novo projeto que o Procon de Cachoeiro de Itapemirim está realizando em escolas municipais.

    Alunos de quatro unidades, com idades entre 10 e 12 anos, estão recebendo orientações sobre Direito do Consumidor, para que saibam identificar práticas abusivas do mercado e, também, conheçam melhor o trabalho desenvolvido pelo órgão municipal.

    As escolas Padre Gino Zatelli (Gilson Caroni), Athayr Cagnin (Abelardo Machado), Luiz Semprini (Pacotuba), São Vicente (distrito de mesmo nome) são as envolvidas no projeto piloto, iniciado no mês de abril. Ao todo, já foram realizadas oito palestras com auditores fiscais do órgão.

    Além das palestras, eles também elaboram propostas pedagógicas relacionadas ao tema, distribuem material educativo e tiram dúvidas. Até o final do ano, a expectativa é realizar mais 12 palestras, finalizando com o tema compras de Natal, no mês de novembro.

    “Criamos uma ficha de avaliação, justamente para mensurar a aprovação, e praticamente 100% dos alunos aprovaram. Criamos slides específicos, fazendo um passeio por toda a disciplina de direitos do consumidor, voltados para a faixa etária, e mostrando a importância de conhecerem seus direitos”, conta o auditor fiscal do Procon, Ricardo Silva Fonseca.

    O projeto educativo Procon na Escola é uma ação aprovada pela resolução 002/ 2014, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Cachoeiro de Itapemirim (Condecon), com vistas a estimular uma relação de consumo cada vez mais consciente entre os estudantes, o que vai garantir mais cidadania a eles.

    Palestras para outras escolas e entidades de classe

    O Procon também oferece palestras gratuitas relacionadas a consumo para outras escolas e entidades de classe. Para agendar, basta que elas façam a solicitação por ofício junto ao órgão de Defesa do Consumidor, que funciona à avenida Monte Castelo, 28, Independência, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

    Confira o cronograma de atendimento às escolas

    Agosto
    10 – Padre Gino Zatelli
    11 – São Vicente
    12 – Athayr Cagnin
    13 – Luiz Semprini

    Setembro
    28 – Luiz Semprini
    29 – Athayr Cagnin
    30 – Padre Gino Zatelli

    Outubro
    1º – São Vicente

    Novembro
    9 – Athayr Cagnin
    10 – Luiz Semprini
    11 – São Vicente
    12 – Gino Zatelli







    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação - PMCI
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.