ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Espírito Santo
    Novo Mapa de Risco: veja as regras desta semana Dos 78 municípios capixabas, 30 estão classificados em Risco Extremo, 39 em Risco Alto e outros nove em Risco Moderado.
    Autor: Conexão ES
    19 de Abril de 2021 às 07h42

    O Governo do Estado anunciou na sexta-feira (16), o 51º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (19) até o próximo domingo (25). Dos 78 municípios capixabas, 30 estão classificados em Risco Extremo, 39 em Risco Alto e outros nove em Risco Moderado.

    Durante o anúncio do novo Mapa, o governador Renato Casagrande informou que os postos de combustível passarão a ser considerados como atividade essencial, podendo funcionar todos os dias, de acordo com as medidas qualificadas para cada grau de risco. Além disso, as escolas localizadas nos municípios classificados em Risco Alto poderão realizar atendimentos presenciais de forma individual, conforme os critérios a serem estabelecidos pela Secretaria da Educação (Sedu).

    Outra mudança será nos dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais na próxima semana. Em decorrência do feriado de Tiradentes, na próxima quarta-feira (21), esses estabelecimentos poderão funcionar, excepcionalmente, na terça-feira, além de quinta e sexta-feira, como previsto atualmente nas medidas qualificadas.

    Veja as regras:

    RISCO EXTREMO

    Transporte público

    - Os coletivos municipais e do sistema Transcol podem circular de segunda a sexta-feira. Como nesta semana quarta-feira (21) é feriado, não haverá ônibus para a população em geral.

    - O horário de circulação é das 5h às 22h. Sábado e domingo não há ônibus para a população em geral. O atendimento, nesses dois dias, é somente para trabalhadores da saúde.

    - Ônibus interestaduais (viagens entre Estados) e intermunicipais podem circular com 50% da capacidade dos veículos, assim como viagens de trem.

    Atividades essenciais

    Supermercados, farmácias, indústria, atividade de assistência à saúde e lotéricas podem funcionar até as 20h de segunda-feira à sábado. No entanto, ficam fechados aos domingos e feriados.

    Já os postos de gasolina agora passam a funcionar todos os dias, sem limitação de horário.

    Comércio

    Comércio de rua, centros comerciais e galerias podem funcionar em três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h para atendimento presencial. Além do funcionamento de serviços das 9h às 20h.

    Devido ao feriado de quarta-feira, o governo do Estado permitiu, somente para a semana que vem, que as atividades não essenciais possam funcionar na terça-feira, em vez de quarta.

    Atividades de ensino

    As atividades educacionais com a presença de estudantes estão suspensas, sendo permitidas somente aulas remotas (de forma virtual).

    Restaurantes

    Atendimento ao público de quarta à sexta-feira até as 16h. Após esse horário, somente delivery.

    Shopping centers

    Podem funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h. Devido ao feriado, funcionamento será na terça, quinta e sexta-feira na semana que vem.

    Bares e academias

    Seguem fechados.

    Agências bancárias

    Funcionamento de bancos apenas para saque de benefícios assistenciais.

    RISCO ALTO

    Comércio, Bares e Restaurantes

    - Funcionamento de comércio de rua, centro comerciais e galerias das 10h às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados até às 14h;

    - Funcionamento de shopping centers, de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e aos sábados até às 16h;

    - Funcionamento de restaurantes das 10h às 16h;

    - Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 10h às 16h, sem consumo presencial;

    - Suspensão do funcionamento dos bares.

    Medidas sociais

    - Suspensão da realização de eventos;

    - Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;

    - Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;

    - Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.

    Ensino individual

    - A partir da semana que vem, as escolas nesses municípios poderão realizar o atendimento presencial dos alunos, porém de maneira individual.

    Trabalho remoto

    - Trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo da atividade, inclusive no ramo da administração pública direta e indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.

    Agências bancárias

    - Poderão funcionar para saque de benefícios assistenciais

    Academias

    - Vedada realização de atividades aeróbicas;

    - Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

    Sem restrições

    - Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrútis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares e casas lotéricas.

    RISCO MODERADO

    Comércio, Bares e Restaurantes

    - Funcionamento dos estabelecimentos comerciais com 1 cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas;

    - Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda à sábado até às 22h e aos domingos até às 16h.

    Academias

    - Vedada realização de atividades aeróbicas coletivas;

    - Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

    Ensino

    - Escolas podem abrir normalmente para atividades com a presença de alunos

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.