Governo capixaba prospecta investidores em São Paulo nesta segunda-feira (26) - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Espírito Santo
    Governo capixaba prospecta investidores em São Paulo nesta segunda-feira (26) A atração de novos investidores para o mercado capixaba traz, entre outros resultados, impactos diretos para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e acesso ampliado a novas oportunidades
    (Foto: Adriano Zucolotto/Governo ES)
    Autor: Conexão ES
    26 de Agosto de 2019 às 13h28
    Uma comitiva capixaba comandada pelo governador Renato Casagrande e com a presença do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, se reuniu, nesta segunda-feira (26), na capital paulista, com empresários, para discutir possibilidades de investimento. Foram apresentados projetos estruturantes, além de atrativos econômicos para empresários e grupos estratégicos de São Paulo.

    Entre as principais pautas, foram promovidas business meetings com as organizações, visitas técnicas a instituições financeiras, além de apresentações dos projetos que integram o portfólio do Programa de Concessões e Parcerias do Estado. A atração de novos investidores para o mercado capixaba traz, entre outros resultados, impactos diretos para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e acesso ampliado a novas oportunidades.

    Na programação, o governador capixaba realizou uma apresentação na Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop). A Associação é uma organização que agrega empresas privadas que desempenham atividades ligadas à infraestrutura social e logística, incluindo planejamento, estruturação e desenvolvimento de projetos, financiamento, execução de obras e serviços.

    Casagrande destacou as potencialidades do Espírito Santo, a solidez da gestão fiscal e a necessidade de medidas para a redução das desigualdades. “Temos uma economia nacional que ainda patina. O Espírito Santo tem muita cautela neste ano, principalmente na questão de custeio. Mas, um Estado organizado como o nosso, que tem Nota A na gestão fiscal desde o nosso primeiro mandato, não nos deixa ficar presos em nossos gabinetes ou ficar se escondendo atrás da crise. O desemprego hoje é o maior problema que o País vive. Os mais ricos acabam ficando mais ricos e os mais pobres cada vez mais pobres”, disse.

    O governador capixaba também apresentou a carta de investimentos e projetos do Estado: “Criamos uma empresa de Gás e vamos fazer um contrato sem o monopólio. O investimento em infraestrutura nos dá um dinamismo e é o que estamos fazendo no Espírito Santo. Somos pequenos em população, então precisamos ser eficientes”, enfatizou, ressaltando a importância da criação dos Fundos de Investimento e Soberano para o Estado.

    Segundo Casagrande, os fundos devem se associar a empreendimentos estratégicos, pensando, assim, não apenas nos próximos quatro anos, como também no futuro das gerações dos capixabas. “Estamos pegando uma riqueza finita para poupar e investir, não nos deixando dependentes do petróleo e gás. Queremos atrair empresas que possam contribuir com a geração de empregos e oportunidades. Estamos trabalhando em um grande programa que é o Qualificar ES para garantir mão de obra qualificada. Queremos um Estado inovador. Queremos ofertar as oportunidades que temos no Estado do Espírito Santo”, projetou.

    O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, destacou a importância de ampliar as parcerias entre poder público e iniciativa privada. “O trabalho de prospecção tem sido muito importante na atração de novos investimentos, principalmente por nos colocar em negociações diretas com grandes investidores. O interesse é viabilizar novas opções de recursos para melhoria e ampliação de serviços públicos para o cidadão capixaba”, enfatizou.

    Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo

    Para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e construir obras que trazem inúmeros benefícios à população capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), instituiu o Programa de Concessões e Parcerias. 

    No site (www.parcerias.es.gov.br), empresas poderão acompanhar as sondagens de mercado, um espaço voltado para os operadores, investidores, financiadores e outros interessados qualificados na construção de projetos de concessões e parcerias público-privadas.

    O programa dá ainda mais transparência e celeridade, de forma especial, às fases de chamamento público, análise e contratação das empresas, projeto, construção, financiamento, operação e manutenção do objeto da Concessão ou Parceria. A atual carteira de projetos do Estado conta com propostas de implementação de parcerias com o setor privado nas áreas de Segurança Pública, Turismo, Desenvolvimento Regional, Saneamento e Segurança Ambiental. Os projetos estão dimensionados geograficamente em todos os municípios que compõem o Estado do Espírito Santo.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.