ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Espetáculo da natureza: o florescer dos ipês-rosa embelezam Guaçuí E para quem gosta de apreciar o espetáculo da natureza, este é o momento, pois as flores dos ipês duram no máximo 15 dias. 
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Conexão ES
    31 de Maio de 2021 às 08h14

    Quem visita a Praça do Meio Ambiente no bairro Quincas Machado em Guaçuí, região do Caparaó se depara com um espetáculo da natureza que é a floração de dois ipês-rosa que chama a atenção e está atraindo a visita de moradores e visitantes. 

    E para quem gosta de apreciar o espetáculo da natureza, este é o momento, pois as flores dos ipês duram no máximo 15 dias. 

    O secretário de Meio Ambiente Roberto Martins informou que dezenas de pessoas estão registrando esse momento ímpar. “Várias pessoas da cidade e de municípios vizinhos, param fazem suas fotos e filmagens e comentam sobre esse espetáculo da natureza”. Martins disse ainda que a floração acontece quando a árvore passa por período de estresse, quando o tempo está seco, por exemplo. Assim, ela lança flores e frutos para se perpetuar. A florada dos ipês causa uma sensação de alegria, renovo, calma e nos faz refletir de que precisamos participar ainda mais na defesa da vida e do meio ambiente, finalizou. 

    Ipê-rosa 

    Chega a atingir 20 metros de altura quando adulta. Produz madeira resistente, durável e pesada. Sua floração, como os outros de sua espécie, é de radiosa beleza e um dos mais populares no paisagismo urbano. Muito usada em reflorestamentos mistos para recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. A palavra Ipê tem origem tupi e significa arvore cascuda. 

    Fatores que influenciam a floração dos ipês no brasil 

    Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta. 

    Luz (fotoperíodo): Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

    No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno. 

    Água: A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração. 

    Adubação: O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos. 

    Temperatura: A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores. 

    Idade da planta: A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada 

    Ipê-rosa (T. pentaphylla): em algumas regiões do Brasil é o primeiro dos ipês a florir, em junho. Em outras, o último, em setembro. Confunde-se com outras espécies de flor roxa. 

    Importante: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.