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    Jogo educativo da BRK Ambiental orienta estudantes sobre meio ambiente,saneamento e saúde Dinâmica da Corrida do Saneamento é feita com alunos da educação infantil de instituições públicas e privadas de Cachoeiro
    (Foto: Divulgação/BRK)
    Autor: Conexão ES
    11 de Setembro de 2019 às 16h07
    (Atualizada) 11 de Setembro de 2019 às 16h07
    A BRK Ambiental está realizando uma nova etapa de atividades do Programa Cuidar Mais, edição 2019, em escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, com o jogo educativo Corrida do Saneamento. A iniciativa visa reforçar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento entre alunos de escolas públicas e particulares do município e seus familiares.
     
    As primeiras instituições a participarem foram a EMEB Maria das Graças Felippe (distrito de São Joaquim), EMEB Virgínia Athayde Coelho, EMEB Abigail dos Santos Simões, Colégio Jesus Cristo Rei, EMEB Sebastião da Rosa Machado, EMEB Irmã Margarida, EMEB Maria das Neves Soares de Albuquerque Espíndula, EMEB Saturnino Rangel Mauro, Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) e EMEB Hilsen Darci Perim (distrito de Burarama). Na terça-feira, dia 10 de setembro, a Corrida do Saneamento foi levada para a EMEB Teresa de Avelar Picoli, e nesta quinta-feira, dia 12, acontecerá na Escola Canadense Maple Bear Cachoeiro.
     
    O jogo educativo aplicado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários, envolve duas equipes formadas por crianças de 5 e 6 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas possuem informações sobre meio ambiente, saúde, reciclagem, preservação e saneamento básico, e, no desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.
     
    Segundo Micheline Bernabé, durante a Corrida do Saneamento são passados conhecimentos importantes para transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais. “Por meio da ludicidade, do jogo e da música, conseguimos transmitir para os alunos da educação infantil temas de alta relevância. Entre eles, a importância de se consumir água tratada e a relação da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde. Os alunos são estimulados a mudar hábitos e atitudes de consumo para, assim, contribuírem com o desenvolvimento sustentável e reduzir os impactos ambientais”.
     
    Os profissionais das escolas reforçam a importância dos assuntos. Os professores, por exemplo, trabalharam os temas em sala de aula por meio de dois vídeos e atividades que incentivam a redução de geração de resíduos e o descarte correto, além do cuidado com os recursos naturais, especialmente o Rio Itapemirim, principal manancial de Cachoeiro de Itapemirim. Outro tema foi a importância dos hábitos de higiene pessoal. “O material auxiliou no debate com os alunos e contribuiu para as atividades serem desenvolvidas em casa com o apoio de familiares”, destacou a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental.
     
    A pedagoga da EMEB Sebastião da Rosa Machado, Patrícia dos Santos Chagas, que recebeu a visita do programa no dia 30 de agosto, ressaltou que a ação promoveu integração entre alunos da pré-escola e do maternal e professores participantes. “O projeto tem um desenvolvimento muito pertinente. Temos trabalhado a conscientização sobre o meio ambiente e sobre o uso responsável da água, temática importante por ser uma forma de conscientizar as crianças e mostrar que elas também fazem parte do meio ambiente e são protagonistas nos cuidados com o planeta”, pontuou.
     
    Já a gestora da escola, Elizemar Bazoni Ribeiro, conta que os alunos ficaram encantados com a visita. “A ação realmente tocou as crianças e acrescentou no aprendizado delas. Os pais contam que elas chegam em casa falando sobre economizar água, por exemplo, e isso já sinaliza como o funcionam dentro do lar está mudando. Quando você trata esse assunto desde cedo, os alunos crescem entendendo melhor a importância do meio ambiente e sabendo o que fazer”, comentou.
     
    A pedagoga Fabiana de Oliveira Bibiano, da EMEB Virgínia Athayde Coelho, disse que os estudantes ficaram muito envolvidos e gostaram de participar das atividades, tanto do jogo educativo quanto da parte da música. “Esta forma de dinâmica e o lúdico são sempre muito positivos. Nós acreditamos muito nesta proposta de usar a brincadeira para transmitir conhecimentos, e o projeto Cuidar Mais faz justamente isso: fala sobre o assunto de uma maneira que envolve as crianças”, afirmou.
     
    A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, considera a parceria relevante para a rede municipal, pois as atividades desenvolvidas pelo projeto reforçam os conteúdos aplicados em sala de aula e vão ao encontro de outros projetos ambientais desenvolvidos no cotidiano da escola. “Por ser tratar de utilização de metodologias diversificadas, com jogos e brincadeiras, os alunos se envolvem mais e, consequentemente, aprendem com mais facilidade”, ressaltou Cristina.
     
    Em 2018, o Cuidar Mais atendeu 551 alunos do Maternal IV, Pré II e Infantil III, de nove Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), e outros 1.878 estudantes do 5º ano de Cachoeiro de Itapemirim. Desenvolveu, também, eventos, Mostra Cultural, palestras e encontros com a comunidade em geral.
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