ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Hemoes registra baixa no estoque de sangue e precisa de doações Esse cenário é consequência das baixas doações que têm acontecido nos últimos dias
    (Foto: Pixabay)
    Autor: Conexão ES
    23 de Outubro de 2020 às 12h30

    O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) registrou, nessa quinta-feira (22), baixo estoque dos tipos sanguíneos A+, A-, AB- e O-. Esse cenário é consequência das baixas doações que têm acontecido nos últimos dias.

    Atualmente, a unidade tem disponível quatro bolsas de A-, 22 de A+, uma de AB- e cinco de O-. Para manter o atendimento regular no Estado no período de 11 dias, é necessário que haja, no mínimo, cinco bolsas de sangue A negativo, 30 de A positivo, duas de AB negativo e nove de O negativo.

    A diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, ressalta que para manter um estoque ideal é importante que a sociedade abrace a campanha de doação de sangue e seja doador regular. 

    “É de extrema importância ter doadores regulares, pois eles ajudam a manter os estoques estáveis e fazem com que pessoas que necessitam de transfusão regulares ou aqueles que passam por enfermidades transitórias sejam salvas”, disse Marcela Murad.

    Campanha “Doe sangue e compartilhe”

    Como estratégia para estimular a doação de sangue, a Secretaria da Saúde (Sesa) está lançando a campanha “Doe sangue e compartilhe”. A campanha oferece informações sobre locais de doação, quem pode doar e os cuidados após a doação de sangue. Acesse aqui:  Download .

    Doações de sangue na pandemia

    Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

    “Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas”, explicou a diretora do Hemoes.

    Onde doar

    - Hemocentro de Vitória

    Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: (27) 3636-7920

    - Unidade de Coleta de Sangue da Serra

    Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

    - Hemocentro de Linhares

    Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

     - Hemocentro de Colatina

    Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

    - Hemocentro de São Mateus

    Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.