BRK Ambiental conquista primeiro lugar em prêmio de inovação - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    BRK Ambiental conquista primeiro lugar em prêmio de inovação A empresa apresentou tecnologias que tornam as várias etapas de prestação dos serviços de água e esgoto mais eficientes e sustentáveis
    (Foto: Flávio Santana)
    Autor: Conexão ES
    04 de Julho de 2019 às 16h08
    (Atualizada) 04 de Julho de 2019 às 16h10
    Maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, a BRK Ambiental recebeu o Prêmio Valor Inovação Brasil 2019, na categoria Infraestrutura. O reconhecimento pelo investimento em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de fornecimento de água e tratamento esgoto foi entregue à CEO da companhia, Teresa Vernaglia.
     
    Para a premiação, a empresa apresentou tecnologias que tornam as várias etapas de prestação dos serviços de água e esgoto mais eficientes e sustentáveis. Entre as soluções está o projeto Nereda, um sistema revolucionário desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Trata-se de uma tecnologia pioneira no país para o tratamento de esgoto, que dispensa a adição de produtos químicos e que, em relação ao tamanho da planta, ocupa menos da metade da área tradicionalmente necessária para as infraestruturas de tratamento de esgoto.
     
    “Investir em soluções capazes de tornar os nossos processos mais eficientes e sustentáveis faz parte dos valores da empresa. Temos o compromisso de promover constantemente a melhoria da saúde, bem-estar, educação e economia nas cidades em atuamos”, diz Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.
     
    A empresa ainda conta com um programa estruturado para diminuir os índices de perdas de água em suas operações, um grande problema em praticamente todas as cidades do Brasil. Hoje, cerca de 38% de toda a água captada no país se perde em vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro. Para isso, foram estruturadas formas de diagnosticar as principais causas das perdas de água, o que permite direcionar um plano de ação rapidamente, elevando a eficiência operacional.
     
    Foi desenvolvida também uma solução para a secagem e reutilização de lodo gerado no processo de tratamento de esgoto. Com o projeto, em vez de descartar o lodo em aterros sanitários licenciados para este fim, o resíduo gerado poderá ser destinado para compostagem e se tornar matéria-prima para a produção de adubo orgânico.
     
    Além disso, para manter o cliente como foco do trabalho da empresa, foi criado o programa Olá BRK. A iniciativa baseia-se na análise de dados estatísticos que permitem entender as principais demandas do cliente e promover um atendimento mais humano e empático.
     
    Os números apresentados pelo anuário Valor Inovação Brasil mostram que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é considerado por 97% das 150 empresas participantes da pesquisa como um fator essencial para a competitividade. Realizada em parceria com a consultoria Strategy&, a pesquisa revela que 31% das vencedoras colocam inovação como prioridade número 1 do negócio e outras 59% consideram o tema como uma das três principais prioridades.  
     
    O Prêmio Valor Inovação Brasil é uma parceria entre a consultoria Strategy& e o jornal Valor Econômico, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
     
    Sobre a BRK Ambiental
     
    A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 12 estados brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.