ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Atenção vargem altenses! Não comprem álcool em gel de procedência duvidosa Fica o alerta a população, antes de comprar o álcool em gel, ou mesmo líquido, o consumidor deve verificar o rótulo, conferindo informações como a finalidade e se há o registro da Anvisa
    (Foto: Freepik)
    Autor: Conexão ES
    27 de Março de 2020 às 16h05
    (Atualizada) 27 de Março de 2020 às 17h13

    Devido a pandemia do coronavírus, a procura por álcool gel e 70% nas farmácias e supermercados se intensificou. Mas é importante ter atenção na hora de comprar o produto.

    Há relatos nas redes sociais, que em Vargem Alta há pessoas passando nas comunidades e vendendo o produto sem as devidas informações que garatem sua segurança, procedência e eficácia.

    Para ser comercializado, todo álcool em gel precisa ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguir o formulário nacional da Farmacopédia Brasileira, que estabelece os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, medicamentos e produtos para a saúde, por exemplo. Os consumidores, portanto, não devem utilizar produtos sem rótulo e de procedência duvidosa. 

    Fica o alerta a população, antes de comprar o álcool em gel, ou mesmo líquido, o consumidor deve verificar o rótulo, conferindo informações como a finalidade e se há o registro da Anvisa. A venda de produtos sem rótulo ou fora da embalagem original é proibida.

    Na última semana, após denúncias de consumidores o Procon-ES, flagrou a comercialização de 19 frascos de álcool em gel sem procedência em Vila Velha. Os produtos estavam sendo vendidos aos consumidores sem qualquer informação sobre composição, origem, endereço, CNPJ, registro dos órgãos competentes, lote, etc.

    Desde a última terça-feira (17), o Procon-ES tem intensificado as fiscalizações na venda do álcool em gel e máscara protetora com o objetivo de coibir fraudes e abusos contra o consumidor. As denúncias podem ser registradas por meio do App Procon-ES (disponível para Android) ou pelo telefone 151.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.