ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Política
    Novas eleições em Itapemirim, TRE confirma cassação do prefeito e vice A cidade será conduzida pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Lima
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Conexão ES
    09 de Junho de 2021 às 20h54

    Em julgamento ocorrido na tarde desta quarta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral decidiu por unanimidade cassar a chapa do prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes, e de seu vice, Nilton Cesar.

    O placar final ficou em 7 X 0, já que os demais desembargadores e juízes votantes, acompanharam na íntegra o voto do relator do processo, Dr. Rodrigo Júdice.

    Thiago e seu vice enfrentaram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), na qual eram acusados de abuso de poder político nas eleições de 2020.

    Entre as várias acusações que pesavam contra a chapa, estavam as relacionadas à publicidades extemporâneas, distribuição de bens (novilhas), cestas básicas, contratação de pessoal em período vedado pela legislação eleitoral, entre outras.

    A decisão do julgamento agora cumpre alguns prazos regimentais e nos próximos dias será sacramentada e publicada, determinando a imediata perda do mandato e demais penalidades como multas e outras sanções.

    Após este rito, será marcada para os próximos 90 dias nova eleição em Itapemirim, ficando a cidade conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Lima.

    Agora, resta ao prefeito cassado, buscar um último recurso, já fora do cargo, em instância superior, no TSE.

     

     

    Fonte: O Jornal On Line

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.